sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

CHUVA no INTERIOR > Instabilidade atmosférica traz alegria para o Sertão Central




Chuvas - 20.02.15 (5) 2Quixeramobim
Apesar do Centro do Ceará não ter registrado as maiores chuvas do Estado no período desta quinta para sexta-feira, as precipitações estão sendo motivo de alegria para os moradores da região. “Que maravilha ! Em Quixeramobim choveu 44 milímetros dentro de 30 minutos nesta noite de quinta”, comentou feliz a internauta Leila Marcia, no Facebook. Outros preferiram postar fotos nas redes sociais, principalmente no WhatsApp.
A chuva registrada em Quixeramobim não está entre as 10 maiores registradas até às 12 horas desta sexta-feira, 20, mas além de Morada Nova com 83.6mm e Ibicuitinga, com 82.8mm, o município de Ibaretama, a 22Km de Quixadá, está nessa relação, onde choveu 77 milímetros. Conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) apenas em Senador Pompeu, Mombaça e Piquet Carneiro não haviam ocorrido precipitações. Choveu em 128 municípios cearenses. A maior chuva ocorreu na Paraipaba. Foram 99 milímetros.
Chuvas - 20.02.15 (2)Ainda no Sertão Central, de acordo com os dados da Funceme, Quixeramobim registou 30 mm de chuvas; Milhã, 26 mm; Solonópole, 23 mm; Quixadá, 21 mm, Choró, 19.4 mm; Canindé, 18 mm, Campos Sales, 17 mm; Caridade, 14 mm; Deputado Irapuan Pinheiro, 12 mm; Boa Viagem, 11 mm, Itatira, 10 mm; Catarina, 9 mm; Pedra Branca, 7 mm; Solonópole 4 mm e Madalena, 2 mm, mas em todo o Ceará o tempo está nublado.
Conforme o órgão oficial de meteorologia do Estado essa nebulosidade está associada a áreas de instabilidade atmosférica sobre o setor norte do Nordeste (NE) brasileiro. Elas se formam em virtude da proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e da atuação de um Vórtice Ciclônico de Ar Superior (VCAS – sistema de baixa pressão atmosférica e circulação horária a 12km de altura).
Para esta sexta-feira o setor norte do Nordeste (NE) brasileiro deverá permanecer sob influência de áreas de instabilidade que se formam em razão da proximidade da (ZCIT) e da atuação de um Vórtice Ciclônico de Ar Superior (VCAS). Dessa forma, o Ceará deverá ficar com nebulosidade variável e com chuvas no decorrer do dia. Esse quadro deve se estender por este sábado, 21. No domingo, 22, esse fenômeno pode ocasionar chuvas isoladas na região Centro-sul do Ceará, entre a madrugada e a manhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário